banner

Blog Accura

Acompanhe o nosso Blog e veja as novidades!

img
⇠   Voltar
  • 12.MAI.2020
  • por Elias de Oliveira

6 erros de Gestão Financeira que a sua empresa deve evitar

Com o fluxo de atividades para manter sua empresa funcionando, talvez você não tenha parado para analisar como anda a sua gestão financeira. Negligenciar a gestão financeira é uma das práticas mais comuns em empresas que estão focadas em obter resultados em outros âmbitos – mas isto pode trazer prejuízos a longo prazo! A falta de controle financeiro, em alguns casos, pode até levar empresas à falência.

Para que erros financeiros não ocorram e sua empresa permaneça ou volte a ter finanças equilibradas, você precisa começar a manter o controle sobre as movimentações de caixa e mantê-las de acordo com o que foi planejado estrategicamente. Ao ter uma gestão financeira bem aplicada, sua empresa garante benefícios como redução de custos, fraudes, falhas e desvios.

No post de hoje você vai conhecer os principais erros financeiros que sua empresa pode cometer e quais as medidas certas para combatê-los. Saiba quais são e como resolvê-los a seguir:

6 erros de gestão financeira mais comuns que sua empresa deve evitar

1. Não fazer avaliação do desempenho da empresa

Toda empresa que busca sucesso já tem seu planejamento financeiro com metas traçadas. No entanto, é preciso avaliar se o desempenho da empresa está de acordo com as projeções descritas. Os indicadores de lucratividade são a melhor maneira de acompanhar o desenvolvimento da sua empresa e assegurar-se de que as metas estão sendo alcançadas. Avaliar como andam o capital de giro, o faturamento, o fluxo de caixa e todos os demais relatórios financeiros é essencial e deve ser feito pelo menos uma vez ao mês.

Quanto mais objetivos e claros os relatórios, mais fácil de acompanhar o desempenho financeiro da empresa para realizar comparações e, assim, tomar decisões seguras e em conformidade com o planejamento para o futuro do negócio.

2. Não ter um sistema de gestão empresarial

Os sistemas de gestão são importantes ferramentas para o gerenciamento, pois permitem o registro seguro de todas as informações financeiras sem qualquer falha de armazenamento ou manipulação. Nestes sistemas, você pode inserir todos os dados que considera necessário para acompanhar a gestão financeira, como despesas, receitas e lucros. Com isso, há mais confiabilidade nos valores demonstrados, pois o sistema emite informações automáticas para que você analise como aumentar a produtividade do setor financeiro.

3. Desconsiderar o controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas financeiras mais importantes para uma empresa, pois ele é o principal indicador de como anda a saúde financeira do negócio a partir dos registros de entrada e saída de capital. O controle do fluxo deve ser atualizado diariamente, pois é com os resultados diários que você consegue ter um panorama do comportamento de pagamento dos clientes, dos investimentos que está fazendo para o crescimento da organização e até de como pretende projetar as receitas futuras.

4. Negligenciar o controle de estoque

Não é porque o seu estoque não tem uma representação monetária clara que ela não possua um custo. Mercadorias paradas ou então em falta podem representar perda de dinheiro, pois não há retorno do investimento feito. Quando você tem um controle do estoque, tem o domínio de todas as informações de entrada e saída dos produtos e garante a rotatividade deles a partir da demanda do mercado. Além disso, ao conhecer o seu estoque, sabe o momento certo de negociar valores de compra e venda das mercadorias envolvidas.

5. Precificar o seu serviço de forma errada

Você sabe como calcular a venda do seu produto ou o valor que cobra pelo seu serviço? Muitas empresas cometem o erro de não calcular corretamente os custos e despesas que incidem sobre cada serviço, o que acaba acarretando no retorno insuficiente que pode, inclusive, trazer mais prejuízo que lucro a longo prazo. Para não cometer este erro, é preciso utilizar sistemas para conhecer os custos e despesas da empresa e então calcular o preço de venda adequadamente.

6. Misturar contas pessoais e da empresa

Este é o erro mais grave que um gestor, dono ou sócio pode cometer, principalmente nas micro e pequenas empresas. Quando as finanças se misturam e ocorre a confusão patrimonial, o controle financeiro fica praticamente impossível de ser feito, pois não permite a identificação do lucro, do salário pago, das contas pagas, dos investimentos em materiais e etc. Portanto, para uma boa gestão financeira e principalmente para o controle eficiente do fluxo de caixa, é fundamental que as contas pessoais estejam desvinculadas da organização.

Conhecendo os erros financeiros mais comuns que sua empresa pode cometer, a gestão dos recursos e das ferramentas será a maior aliada no planejamento empresarial. Reveja suas atividades, siga as dicas apresentadas e reduza as chances de erro e acabe com qualquer problema que possa comprometer o desenvolvimento e o sucesso do seu negócio.

E lembre-se que, caso haja inseguranças, a Pelanda Contabilidade está pronta para lhe ajudar a identificar possíveis erros cometidos pela sua empresa e propor soluções para eliminá-los!

em   Gestão Empresarial