banner

Blog Accura

Acompanhe o nosso Blog e veja as novidades!

img
⇠   Voltar
  • 01.MAI.2020
  • por Elias de Oliveira

A importância de levar educação financeira para seus filhos

Educação financeira para crianças é algo que deixa muitos pais perdidos em relação a quando, como e porque tratar sobre o assunto com seus filhos. No entanto, falar sobre dinheiro com os pequenos não precisa ser uma questão difícil ou estressante, podendo até ser divertida e proveitosa para ambas as partes.

Desde cedo, os pais já podem transmitir aos seus filhos a questão da educação financeira infantil e como lidar corretamente com o dinheiro que possuem. Com o acesso às informações, mesmo que básicas, sobre gerenciamento das finanças, a criança já começa a ter consciência sobre como poupar, quando comprar e quando economizar, além de já desenvolver uma singela independência financeira.

Qual a importância da educação financeira para crianças?

Hoje em dia, o contato com o consumo é constante, principalmente para com as crianças, que são bombardeadas com novidades sobre brinquedos, tecnologias, jogos e diversos aparelhos que despertam o interesse pela aquisição. Nestas horas, os pais precisam demonstrar o que realmente é útil para ser comprado e o que não vale a pena o uso do dinheiro.

Além disso, as crianças devem compreender que seus pais não serão eternos provedores de rendimentos, começando a cuidar de seu dinheiro com pequenos passos que as levem a tomarem decisões conscientes sobre seus gastos.

Dentre os motivos mais importantes para você investir no ensino da gestão financeira pessoal para seus filhos, destacamos a introdução à responsabilidade no cotidiano infantil, a compreensão dos conceitos de compras e despesas e, principalmente, a valorização do dinheiro e do que realmente vale a pena com seu uso.

Quando falar com as crianças sobre educação financeira?

Como os procedimentos para a educação financeira pessoal são muito simples, não é necessário que você tenha conhecimento sobre a economia atual do país ou sobre a bolsa de valores. O necessário, neste caso, é que você aprenda a se organizar para então ensinar o mesmo aos seus pequenos.

Quando se trata de falar cedo sobre finanças com as crianças, o mais importante é que os próprios adultos devem dar o exemplo. Guardar dinheiro, controlar impulsos e cortar gastos deve ser algo implantado em toda a casa, para que as crianças compreendam que não é algo exclusivo a elas.

A partir do momento em que a criança começa a perceber que determinadas situações requerem a entrega do dinheiro a alguém para adquirir algo em troca, a educação financeira pode ser aplicada. Eles passam a compreender melhor este processo quando visualizam que dependem de dinheiro para conquistar o brinquedo tão desejado, a roupa nova e até o passeio no final de semana.

Como falar com as crianças sobre educação financeira?

Quando a própria criança passa a pedir para comprar coisas, as noções básicas sobre o valor que o dinheiro tem já podem ser explanadas de maneira lúdica e amigável. Isso pode ser feito com brincadeiras que utilizem dinheiro como foco principal, com o uso da mesada para aprender a economizar e até com o uso do cofrinho para que a criança veja a importância de guardar suas economias.

Um exemplo prático que sugerimos é utilizando mesada que seu filho guarda em seu próprio cofrinho para brincar de fazer compras. Em sua própria casa, os pais podem aproveitar os brinquedos dos filhos para manter uma “lojinha” e estipular valores fictícios aos brinquedos colocados “à venda”. Com isso, os pais estimulam a criança, enquanto brincam de fazer compras, a calcular os gastos e a ter contato com números e valores. Além disso, é uma maneira de ensinar a criança a lidar com os impulsos de querer tudo, assimilando o que realmente é necessidade e o que é apenas desejo.

Outra vantagem em utilizar o dinheiro que a criança tem no cofrinho para realizar esta brincadeira é que, a partir disso, ela começa a desenvolver a noção de valores e de quanto precisa economizar para comprar aquele brinquedo que deseja. Você pode auxiliá-la a registrar seus objetivos e gastos, para que ela vá desenvolvendo autonomia em criar seu próprio sistema de controle de dinheiro.

Investir na educação financeira para crianças é uma ótima maneira de garantir o desenvolvimento maturo das habilidades de controle monetário, já as preparando para uma responsabilidade financeira durante a vida adulta.

em   Finanças pessoais