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  • 20.ABR.2020
  • por Elias de Oliveira

8 tendências de Mercado e Empreendedorismo para 2020

Um novo ano está chegando e, com ele, vêm diversas tendências de mercado e reinvenções no empreendedorismo.

Os avanços em termos de tecnologia e comportamento condicionam o surgimento de novas tendências de mercado e novos estilos de consumo. Isso faz com que, todo ano, empresas abram, fechem ou se adaptem para seguir os novos costumes.

Para você que quer empreender no ano que vem, é indispensável ficar atento aos novos movimentos de mercado para investir e explorar as ideias corretas.

Pensando em guiar suas escolhas para 2020, trouxemos as 8 principais tendências empresariais que prometem dominar o mercado nos próximos anos.

Siga a leitura e conheça cada uma!

1 – Evolução do mobile commerce

O consumo via dispositivos móveis é uma das tendências de mercado que promete crescer cada vez mais, e isto é perceptível pois mais da metade dos consumidores realizam compras e contratam serviços diretamente pelos seus smartphones.

Inclusive, pesquisas já apontam que as pessoas se sentem mais confortáveis ao conversar por meio de redes sociais em vez de pessoalmente.

Com este panorama, é nítido que as empresas precisam adaptar seus processos aos dispositivos móveis. Opções como desenvolvimento de aplicativos e demais interações mobile não podem ser descartadas!

2 – Economia colaborativa

Falando em aplicativos mobile, não podemos deixar de citar a tendência da economia compartilhada.

Exemplos de aplicativos que seguem essa tendência são Uber, Airbnb, Ifood, Spotify e Yellow. Todos estes serviços têm como base a ideia de economizar recursos como dinheiro, tempo e espaço.

Além disso, todos eles podem ser colaborativos – seja compartilhando a carona, a conta ou então o acúmulo de cupons de desconto.

O ramo da economia e dos serviços colaborativos não apenas são promissores e atrativos, como também promovem um consumo consciente e ajudam a manter o mundo mais sustentável.

Como este modelo de negócios visa o compartilhamento, você pode investir em serviços como empréstimo de produtos ou até em espaços de trabalho coletivos, como os coworking.

3 – Consumo sustentável

O consumo consciente é promovido por pessoas que buscam cada vez mais priorizar a qualidade de vida.

Percebendo esta demanda, o mercado sustentável promete ganhar muito espaço nos próximos anos. E os serviços podem ser os mais diversos!

Aposte em energias alternativas, na reutilização de resíduos recicláveis, no uso inteligente de recursos e até na redução de materiais de origem animal.

A sustentabilidade tornou-se muito importante nos últimos tempos. Portanto, invista na inovação do seu negócio com o emprego de produtos e serviços que utilizem recursos e insumos de maneira mais eficiente e consciente.

4 – Alimentação alternativa

O consumo consciente também é muito relacionado à busca por produtos naturais.

Por isso, se você quer montar um negócio no ramo de alimentação, ofereça produtos e serviços que atendam às necessidades e restrições alimentares dos consumidores.

Seja criativo e invista em alimentos saudáveis! No segmento de alimentação alternativa, invista em produtos congelados e delivery de alimentos nutritivos e diferentes.

Trabalhe com alimentos orgânicos, veganos, sem glúten e sem lactose. Estes produtos atendem a uma grande camada do mercado, pois o número de adeptos a dietas alternativas aumentou exponencialmente no país.

5 – Microfranquias

A instabilidade do mercado financeiro levou muitos empreendedores a buscar uma solução mais viável, como as microfranquias.

A microfranquia se caracteriza por apresentar modelos escaláveis já preparados para o franqueado. Como são versões menores, o investimento também é reduzido e as chances de perder dinheiro são inferiores.

Com consumidores optando por produtos sustentáveis e distantes das grandes marcas que apresentam valores elevados, vale a pena apostar neste modelo de negócio.

6 – Experiência do usuário

Os consumidores não compram apenas um produto, mas sim experiências. Por isso, não é novidade que a valorização da experiência do usuário é uma estratégia fundamental para quem quer crescer no mercado.

A relação entre empresa e consumidor deve proporcionar uma excelente experiência desde antes da compra até o pós-venda.

Interaja com seu público nas redes sociais, faça com que eles colaborem na produção de conteúdo, aposte em uma equipe de suporte e pós-vendas e, principalmente, valorize sempre o que seu público quer.

7 – Serviços de automação

A automação é o foco de muitas empresas, pois a utilização de robô para realização de processos contribui na sua economia e na produtividade.

E não pense que as funções humanas serão substituídas pelas máquinas! A verdade é que será necessário investir na capacitação de profissionais para se adaptar e trabalhar em parceria com as automações.

A inteligência artificial é a maior tendência de mercado para os próximos anos e, se as empresas não acompanharem este avanço, ficarão obsoletas e defasadas.

8 – Realidade mista

Hoje em dia, é impossível separar a tecnologia online dos serviços offline. Por isso, empregar a união da realidade virtual com a realidade aumentada pode revolucionar seu negócio.

Pense em estratégias de realidade mista que possam melhorar a experiência do consumidor. Utilize a realidade virtual como uma extensão dos seus serviços para facilitar o atendimento.

Tome como exemplo aplicativos mobile que, pela câmera do dispositivo, transmitem imagens virtuais e interagem com o cenário. Esta tecnologia pode ser muito útil para serviços e aplicações.

O importante, em qualquer uma das tendências de mercado que você resolver seguir, é aliar as ferramentas tecnológicas de acordo com o seu serviço. Planeje-se com base nos movimentos de mercado apresentados aqui e inove!

E conte com a Contabilidade Pelanda para auxiliar no planejamento estratégico da sua empresa para 2020. Estamos prontos para impulsionar o seu empreendimento!

em   Gestão Empresarial