Planejamento Empresarial: Estratégias de Ouro para sua empresa crescer em 2020
Nunca é tarde para se planejar, principalmente quando você deseja trazer crescimento para a sua empresa!
O início do ano é um período perfeito para revisar suas metas, comparar resultados do ano anterior e estipular as novas estratégias para o futuro da organização.
Você já organizou as medidas indispensáveis para sua empresa evoluir de modo saudável e alcançar seus objetivos com precisão?
Se ainda não sabe por onde começar, continue a leitura e descubra as estratégias de ouro para crescer com um planejamento empresarial em 2020.
#Construa sua matriz SWOT
A matriz SWOT, também conhecida como matriz FOFA, é uma técnica fundamental para quem deseja fazer um planejamento estratégico impecável.
Com o levantamento de informações como forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, você tem uma visão global da situação atual do seu negócio e quais caminhos seguir em seu planejamento empresarial.
Seguindo as siglas da matriz, você precisa levantar e analisar os seguintes fatores:
- Forças, que são todos os pontos positivos, bem desenvolvidos e fortes dentro empresa – tais como equipe, comunicação ou serviços.
- Oportunidades, que são os fatores externos no mercado e que sua empresa pode usar como vantagem para alavancar seus resultados;
- Fraquezas, identificadas em todos os aspectos internos que não trazem bons resultados e que só atrasam o desenvolvimento do negócio;
- Ameaças, percebidas em todo fator externo que podem prejudicar o seu negócio – como a concorrência, a legislação, mudanças políticas e demais alterações.
Ao levantar estes dados, você deve analisar minuciosamente cada falha para combater e cada oportunidade para aproveitar. Assim, a matriz será uma grande aliada para delimitar ações que podem fortalecer sua empresa.
#Estabeleça metas alcançáveis
A matriz SWOT criada anteriormente não deve ser esquecida, pois ela será sua principal base para estipular metas!
Elimine gargalos, fortaleça suas vantagens e trace metas de curto, médio e longo prazo – e cumpra cada uma delas! Alcançar (ou não) seus objetivos é a melhor maneira de perceber se as suas ações levarão sua empresa a ter sucesso.
Se a sua meta a longo prazo é aumentar o faturamento, as de médio e curto prazo devem estar relacionadas a medidas que te levem a chegar ao foco principal.
Ou seja, você deve capacitar sua equipe ou contratar novos colaboradores, aumentar sua carteira de clientes e melhorar suas ofertas de produtos e serviços.
O ideal é que as metas sejam audaciosas, porém realistas. Isso vai motivar toda a sua equipe a alcançá-las.
#Invista no potencial dos colaboradores
Falando em motivação da equipe, outro fator fundamental para o crescimento do seu empreendimento é o potencial dos que estão envolvidos nos processos organizacionais.
Ter uma equipe qualificada é indispensável, pois nada se faz sozinho.
Enquanto o empreendedor está fechando negociações, analisando as finanças e pensando nas melhorias dos atendimentos e produtos, quem está em contato com os clientes é a equipe.
Por isso, encontre profissionais qualificados e ofereça boas condições de trabalho para eles.
As boas condições de trabalho aumentam a satisfação dos colabores e, consequentemente, a produtividade e a qualidade dos serviços e atendimentos ao cliente.
#Participe de eventos
Para que sua empresa cresça, a sua bagagem profissional também precisa crescer. É aí que entra a importância da participação de eventos no planejamento empresarial.
Frequente palestras, encontros empresariais, cursos de capacitação, entre outros. Busque eventos que contribuam para a melhora dos resultados da sua empresa.
Além de você aprender com a experiência de outros profissionais no mercado, ainda tem a chance de construir networking.
O networking pode ser muito útil para fortalecer a sua imagem organizacional, estreitar negociações comerciais e identificar oportunidades no mercado.
Portanto, pesquise eventos, tire o maior proveito deles e aplique os conhecimentos no seu planejamento para as demais metas do ano!
#Aposte no diferencial da empresa
O que a sua empresa tem de atrativo que as outras não têm?
Se você quer que o seu empreendimento cresça de verdade, busque oferecer algo diferente, que te destaque entre a concorrência.
O seu atendimento é um diferencial? Tem algum produto ou serviço exclusivo? A estrutura ou a tecnologia são superiores às demais?
Ao identificar seu atrativo, você deve utilizá-lo como estratégia para expandir seus negócios e oferecer ao público algo que nenhuma outra empresa tem da mesma maneira.
Entenda as necessidades do mercado e trabalhe nas melhores soluções para se adequar e até antecipar a elas.
Agora que você já sabe como traçar estratégias para o seu crescimento empresarial, que tal colocá-las em prática?
Aproveite o início do ano para analisar e criar metas para sua empresa! O quanto antes fizer, maiores as chances do seu negócio avançar nas ações e ampliar os resultados positivos.
O time da Contabilidade Pelanda pode te ajudar a fazer um diagnóstico da sua empresa e, assim, te orientar a tomar decisões com confiança.