banner

Blog Accura

Acompanhe o nosso Blog e veja as novidades!

img
⇠   Voltar
  • 01.ABR.2020
  • por Edislei Reis

Plano de Ação Coronavírus ? Medidas que você deve incluir no seu plano agora mesmo

Em decorrência da chegada da pandemia do novo coronavírus em nosso país, é indispensável que sua empresa elabore um plano de ação com medidas preventivas.

Nesse plano, você tem de delimitar todos os passos que sua equipe precisa seguir para controlar e minimizar os impactos da crise causada pela pandemia.

Mas afinal, o que é um plano de ação?

Para uma empresa atingir metas (independentemente de quais sejam), ela deve criar um plano de ação. É esse plano que vai orientar as medidas a serem tomadas com base nos fatores internos e externos.

Além de definir as medidas a serem aplicadas, o plano também serve para guiar as atividades realizadas e os responsáveis por cada uma delas.

Quando se trata de um período de crise causado por pandemias, como o caso do coronavírus, o plano de ação é mais do que necessário, pois precisa remodelar todas as atividades da sua empresa de modo a controlar os danos da crise e manter a qualidade dos serviços entregues.

Você sabe como montar um plano de ação? E quando se trata de um período de crise, sabe quais medidas deve adotar e inserir no seu planejamento?

Medidas que você deve incluir no seu plano de ação

Existem vários procedimentos e ferramentas que podem ser incluídos em um plano de ação, mas tudo depende dos objetivos que sua empresa tem no momento.

No caso de uma crise, o seu plano de ação deve incluir uma estratégia para gerenciar riscos e conter os impactos do cenário externo, como, por exemplo, uma queda no fluxo de caixa em virtude da baixa movimentação financeira dos clientes.

Além de controlar possíveis problemas, também é importante pensar em um cenário de recuperação. Portanto, aqui vão algumas medidas que você deve considerar ao elaborar o seu plano:

  • controle das finanças;
  • adaptação dos recursos;
  • revisão dos contratos;
  • fluxos de comunicação.

Ao planejar cada um desses itens, desdobre-os em diversos pontos para que nenhuma ação fique de fora do seu planejamento.

Por exemplo, ao realizar o controle das finanças, é preciso pensar nos recursos indispensáveis (pessoas, materiais, ferramentas) e nos gastos fixos, como contas e pagamentos aos fornecedores.

Nesse ponto, uma medida essencial é adiar pagamentos de taxas e impostos. Postergar a quitação de qualquer imposto dentro dos prazos permitidos é indispensável para reduzir os impactos da crise.

O próprio Governo já autorizou o adiamento do recolhimento do FGTS e do Simples Nacional, a fim de ajudar as empresas.

Uma segunda medida muito importante é renegociar contratos com fornecedores. Neste período de crise, avalie quais fornecedores são prioritários e quais não são essenciais e, assim, busque negociar os prazos e preços estabelecidos em contrato.

Negociação com bancos também serão necessárias. Peça uma carência de 30 a 90 dias, por exemplo. Reveja com o gerente e/ou contador e renegocie todas as suas dívidas, em termos de taxas e prazos.

Portanto, não adianta colocar no papel a ideia de fazer o controle financeiro sem estipular as melhores soluções para que essa ação seja executada sem riscos ao seu negócio.

Para facilitar as suas ações contra os impactos do coronavírus, nós da Contabilidade Pelanda estamos disponibilizando um plano de ações completo e descomplicado para guiar sua empresa na redução dos danos da crise.

Clique aqui e baixe já o PLANO DE AÇÃO CORONAVÍRUS – 8 Medidas para Você Adotar Agora Para que a sua Empresa Minimize os Danos da Crise

Siga as medidas dispostas no guia, delegue as ações com o máximo de praticidade a sua equipe e mantenha o controle da empresa durante essa fase difícil.

em   Gestão Empresarial